quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VI Primavera de Musica Instrumental realizada pela casa da Cultura de Vitória da Conquista








GRUPO AMIGOS PARA SEMPRE PRESENTE NA VI PRIMAVERA DE MÚSICA INSTRUMENTAL

A Casa da Cultura de Vitória da Conquista realizou no dia 28/11/2008 no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima a VI Primavera de Musica Instrumental





*O PROJETO PRIMAVERA DE MÚSICA INSTRUMENTAL, NA SUA 6ª EDIÇÃO, TEM COMO PROPÓSITO REVELAR NOVOS TALENTOS DA MÚSICA EM NOSSA TERRA.





A música em nossas vidas. Podemos certamente afirmar que sem a música a vida não teria menor sentido. A música praticamente se funde com nossa alma. Se estivermos felizes, abatidos ou somente chateados ela está presente. Usamos a música em comemorações, funerais, atos religiosos, esportivos, formaturas e tantos outros que se tornam impossível nos imaginarmos sem ela. A cada acontecimento de nossas vidas podemos relembrar de um som que nos remete a uma emoção. Vivemos contando os dias, semanas, meses e anos – e temos em nossos corações, sons, ritmos e melodias. Imagine um filme sem a trilha sonora, uma discoteca sem som. Quem nunca namorou com uma canção ao fundo? Qual o casal de namorados que não tem seu tema predileto? Cantamos no chuveiro, dirigindo o carro. Somos incapazes de ficarmos imóveis em uma festa. Balançamos ao menos a cabeça ou batemos pés e mãos. Ela é pré – história. No começo serviu de comunicado para os povos. Exércitos marchavam em batalha ritmados ao seu som. Com os olhos fechados e um rádio ligado, podemos viajar por lugares inimagináveis, ou sermos remetidos a lugares visitados em outros tempos em que a música esteja presente. É mágico o som da torcida cantando empurrando um time em um estádio. Na medicina sabemos de estudos científicos que comprovam que a música é remédio. Motiva a pessoa doente a querer ficar boa, ativando seus mecanismos de defesa. Ela age entre o psiquismo humano e os chamados sistemas imunológicos. Na Bíblia relatamos que até Josué utilizou a música de trombetas e tambores somados a gritos de guerra para por ao chão as muralhas de Jericó. Os salmos de Davi eram, na sua maioria, canções acompanhadas de instrumentos musicais. Verônica cantou uma triste melodia para mostrar o sangue derramado de Jesus. Quando uma banda ou fanfarra passa em marcha no desfile quem não se encanta? Vivemos porque temos a música em nossas vidas. Nossos corações batem ritmados. E assim percebemos quando somos embalados desde o ventre de nossa querida mãe. Ela integra todos os seres, harmoniza o homem com a natureza, com o próximo e consigo mesmo. É fonte vital de energia. Inspirando os corações. Tudo não teria a menor graça se não existisse a música. Somos totalmente dependentes dela. Em tudo ela está presente. Afinal música é o alimento da alma. (Vila Lobos)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Casa da Cultura de Vitória da Conquista realizou no dia 28/11/2008 no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, um encontro de jovens pianistas e violonistas do seu Educandário de Música

O PROJETO PRIMAVERA DE MÚSICA INSTRUMENTAL, NA SUA 6ª EDIÇÃO, TEM COMO PROPÓSITO REVELAR NOVOS TALENTOS DA MÚSICA EM NOSSA TERRA.


A música em nossas vidas

Podemos certamente afirmar que sem a música a vida não teria menor sentido.

A música praticamente se funde com nossa alma. Se estivermos felizes, abatidos ou somente chateados ela está presente. Usamos a música em comemorações, funerais, atos religiosos, esportivos, formaturas e tantos outros que se tornam impossível nos imaginarmos sem ela. A cada acontecimento de nossas vidas podemos relembrar de um som que nos remete a uma emoção. Vivemos contando os dias, semanas, meses e anos – e temos em nossos corações, sons, ritmos e melodias.

Imagine um filme sem a trilha sonora, uma discoteca sem som.

Quem nunca namorou com uma canção ao fundo? Qual o casal de namorados que não tem seu tema predileto?

Cantamos no chuveiro, dirigindo o carro. Somos incapazes de ficarmos imóveis em uma festa. Balançamos ao menos a cabeça ou batemos pés e mãos.

Ela é pré – história. No começo serviu de comunicado para os povos. Exércitos marchavam em batalha ritmados ao seu som.

Com os olhos fechados e um rádio ligado, podemos viajar por lugares inimagináveis, ou sermos remetidos a lugares visitados em outros tempos em que a música esteja presente.

É mágico o som da torcida cantando empurrando um time em um estádio. Na medicina sabemos de estudos científicos que comprovam que a música é remédio. Motiva a pessoa doente a querer ficar boa, ativando seus mecanismos de defesa. Ela age entre o psiquismo humano e os chamados sistemas imunológicos.

Na Bíblia relatamos que até Josué utilizou a música de trombetas e tambores somados a gritos de guerra para por ao chão as muralhas de Jericó. Os salmos de Davi eram, na sua maioria, canções acompanhadas de instrumentos musicais. Verônica cantou uma triste melodia para mostrar o sangue derramado de Jesus.

Quando uma banda ou fanfarra passa em marcha no desfile quem não se encanta?

Vivemos porque temos a música em nossas vidas. Nossos corações batem ritmados. E assim percebemos quando somos embalados desde o ventre de nossa querida mãe. Ela integra todos os seres, harmoniza o homem com a natureza, com o próximo e consigo mesmo. É fonte vital de energia. Inspirando os corações.

Tudo não teria a menor graça se não existisse a música. Somos totalmente dependentes dela. Em tudo ela está presente.

Afinal música é o alimento da alma.

Vila Lobos

CAMINHADA